Saúde de Ibaiti realiza monitoramento contra Covid-19 e Influenza nos idosos do Lar São Vicente de Paula

Em razão da pandemia da Covid-19, em maio de 2020 o governo aprovou a Nota Técnica nº 12/2020, com orientações e recomendações gerais quanto ao atendimento nos serviços de acolhimento de pessoas idosas ou com deficiência no contexto de emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus.

Entre várias medidas a realização de testagem para as pessoas acolhidas e trabalhadores dos serviços de acolhimento que apresentarem sintomas de Covid-19, ainda que seja o teste rápido imunológico, a partir do 8º dia do início dos sintomas, conforme Nota Técnica DESF/SAPS/MS nº 11/2020, priorizando-se o teste PCR para os casos de pessoas acolhidas com sinais de gravidade e/ou presença de comorbidades.
“O procedimento de Testagem para Covid-19 em Ibaiti teve início no dia 15/07/2020, a rotina definida pela 19ª Regional de Saúde foi fazer em todos os idosos e todos os funcionários do Lar de Longa Permanência. Em caso de algum positivar, repetir semanalmente até que desse negativo. Após dar negativo de todos, repetir a cada 15 dias somente dos funcionários. E caso alguém voltar a positivar, começamos o processo tudo de novo”, disse o secretário Municipal de Saúde de Ibaiti Leandro Moreira dos Reis.
“Foi realizado um cronograma pela coordenadora do local, e uma lista com todos os nomes. A Vigilância Epidemiológica, agenda com o LAREN de Jacarezinho, digita os documentos e a enfermeira juntamente com uma técnica, realizam as coletas. O material é enviado e a Vigilância Epidemiológica monitora os resultados e comunica a 19ª Regional de Saúde imediatamente”, declarou o secretário.

No dia 15 de julho de 2021, Ibaiti completou um (01) ano de trabalho em conjuntoILPIS/ Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. Serviço esse executado como maior cuidado e dedicação. “O fruto recebido é o bem estar dos nossos idosos, e até hoje não tivemos nenhum surto no local e nenhum positivado dentro da Instituição”, completou Leandro.

Durante esse período, foram entregues máscaras e oxímetros. Também foram realizadas vacinas antecipadamente, tanto contra a Covid-19 quanto contra a Influenza.
“Nossos parabéns a todos os envolvidos. Não é uma rotina fácil principalmente para os que são testados a cada 15 dias. Mas tudo em prol de um bem maior, a saúde e o bem estar dos nossos queridos idosos”, concluiu o secretário.

http://www.blogdomarcosjunior.com.br/2021/07/saude-de-ibaiti-realiza-monitoramento.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *