Seis meses após iniciar a vacinação, Paraná chega a 6,9 milhões de doses aplicadas

Há exatos seis meses, em 18 de janeiro, desembarcavam no Paraná as primeiras doses do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, para dar início a uma campanha de vacinação que se tornou a maior arma para vencer a pandemia de Covid-19.

Desde a noite daquela segunda-feira chuvosa, em que oito profissionais de saúde da linha de frente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, de Curitiba, receberam as primeiras doses, o Estado chega a este domingo, 18 de julho, com 6.964.371 vacinas aplicadas, uma média de 38,4 mil doses administradas por dia nos 399 municípios. É o quinto estado com o maior número de aplicações, praticamente colado com a Bahia.

“Desde o início da campanha o Estado se esforçou para que a vacina chegasse o mais rápido possível aos braços dos paranaenses”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Estruturamos uma rede logística, com a utilização das aeronaves da frota estadual para fazer a distribuição do imunizante de forma ágil, e contamos com o apoio de todos os municípios, que estão vacinando de domingo a domingo”, destaca.

Até o momento, 5.418.621 paranaenses foram vacinados, o que corresponde a 62,1% da população adulta do Estado. Destes, 33,6% já está com o escudo de imunização completa, com a aplicação das duas doses ou do imunizante de dose única – um total de 1.821.513 pessoas. Os dados constam no sistema do Ministério da Saúde, atualizado em tempo real pelos municípios.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, salienta que já é possível observar resultados positivos conforme a campanha avança, como a redução dos internamentos de idosos nas UTIs, público que foi em sua maioria imunizado. “A vacinação tem sido o principal instrumento de defesa nesse momento, é o que vai nos dar a condição de superar essa dificuldade do coronavírus. Estamos construindo um escudo imunológico coletivo, porque quando o grupo de vacinados aumenta, diminui a transmissão e a contaminação geral da população”, diz.

O calendário de vacinação contra a Covid-19 prevê vacinar com a primeira dose toda a população adulta do Paraná até o final de setembro, atingindo 80% desse público até o fim de agosto. Para este domingo está previsto o limite para vacinar toda a faixa dos 40 anos.

http://www.blogdomarcosjunior.com.br/2021/07/seis-meses-apos-iniciar-vacinacao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *